Regulamento Street Basquetebol - Record Challenge Park

1. Organização

O Record Challenge Park é uma iniciativa do Grupo Cofina

2. Local e Data

2.1
O 3º Record Challenge Park decorrerá no próximo dia 26 de Maio, no Estádio 1º de Maio em Lisboa.

2.2
O início do evento será às 10:00h

3. Torneio

A actividade de Street Basquetebol estará organizado da seguinte forma:

3.1
As equipas defrontar-se-ão por ordem ditada por sorteio, em fase a eliminar. A equipa que perder ficará automaticamente excluída do Torneio.

3.2
As equipas que vencem cada jogo seguirão em frente, e jogarão com a equipa vencedora do jogo emparelhado. Este método seguirá até ao jogo da final.

3.3
O Torneio estará dividido num único escalão: +15 anos

3.4
Vão existir duas competições, uma masculina e outra feminina.

3.5
O número de jogos do Torneio dependerá do número de equipas inscritas para cada escalão, sendo o máximo de 16 equipas no escalão masculino e 8 equipas no escalão feminino.

4 . Regras de Jogo

4.1
As regras são as do Basquetebol, adaptadas ao tipo de jogo 3x3, que se propõe, pelo que são definidas as seguinte modificações:

i) O jogo tem lugar em meio-campo, sendo o seu início realizado com a “bola ao ar” no circulo da área restrita desse meio-campo.s:

ii) Cada jogo terá a duração de 12 minutos e será dividido em duas partes, ambas com 6 minutos, sem intervalo. O tempo de jogo é “jogo corrido”, não há descontos de tempo.s:

iii) Cada jogo terá um juiz de partida, que apelará ao FairPlay e zelará pelo cumprimento das regras estabelecidas:

4.2
A equipa que defende:

i) A equipa que defende, quando sofre um cesto, repõe a bola pela linha final só podendo atacar o cesto depois de ela ter saído da zona do campo limitada pela linha de 6,25m.

ii) Quando ganha o ressalto ou intercepta a bola dentro da área de 3 pontos tem da fazer sair a bola dessa área antes de poder atacar o cesto.

4.3

As reposições de bola, por faltas ou violações, são feitas na linha que as regras do basquetebol determinam.

4.4
A partir do momento que uma equipa atinge a 5a falta, a equipa adversária beneficia de lances livres, caso esteja de posse de bola.

4Um jogador que atinja 5 faltas terá de ser substituído.

4O Jogo acaba imediatamente, se por motivo das faltas uma equipa ficar reduzida a um jogador.

4.5
Em caso de empate no final da partida, dar-se-á seguimento à marcação de lances livres. Series de 1 lançamento para cada equipa até que uma falhe. Quem falhar perde e é eliminada. Um jogador só pode voltar a fazer uma lance livre após todos os membros da equipa terem lançado.

4.6
Cada equipa será constituída, no mínimo, por 3 elementos, podendo, no entanto, haver mais 2 elementos suplentes. As substituições podem ser realizadas a qualquer momento do jogo desde que este esteja parado por motivos de falta ou reposição de bola em jogo após saída pela linha lateral ou de fundo.

4.7
As equipas não poderão ser mistas.

4.8
Cada jogador só poderá participar no Torneio em representação de uma equipa.

4.9
O presente regulamento é válido para a competição masculina e feminina.

5. Inscrições

As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 23 de maio, através do preenchimento do formulário de inscrição, no site oficial do evento.