10:00H
Início
19:00H
FIM
3
Jogadores
> 15 anos
(masculino)
> 15 anos
(feminino)
Prémios

100€
1º Lugar
50€
2º Lugar
25€
3º Lugar
1. Organização

O Record Challenge Park é uma iniciativa do Grupo Cofina mais especificamente do Jornal Record.

2. Local e Data

2.1. O 7º Record Challenge Park decorrerá no dia 3 de junho, no Estádio 1º de maio em Lisboa.

2.2. Horário da atividade: Das 10:00 às 19:00.

2.3. Horário da competição: Das 10:00 às 17:00.

3. Torneio

A atividade de Street Basket estará organizada da seguinte forma:

3.1. Atividade permanente, durante o funcionamento do evento;

3.2. Atividade de competição por eliminatórias e equipas;

3.3. As equipas defrontar-se-ão por ordem ditada por sorteio, em fase a eliminar. A equipa que perder ficará automaticamente excluída do torneio.

3.4. As equipas que vencem cada jogo seguirão em frente, e jogarão com a equipa vencedora do jogo emparelhado. Este método seguirá até ao jogo da final;

3.5. O torneio estará dividido em dois escalões:

  • > 15 anos masculino (16 equipas)
  • > 15 anos feminino (8 equipas)

3.6. Vão existir duas competições, uma masculina e outra feminina;

3.7. O número de jogos do torneio dependerá do número de equipas inscritas para cada escalão, sendo o máximo de 16 equipas no escalão masculino e 8 equipas no escalão feminino.

4. Regras de Jogo

4.1. Obrigatório ter registo para participar;

4.2. Obrigatório ter equipamento desportivo próprio;

4.3. Os jogos serão regidos pelas Regras Oficiais de Basquetebol 3x3:

4.3.1. Campo de jogo e Bola: o tamanho do campo é de 15x11 (o tradicional meio-campo), com linha de lance livre e "arco" de 6.75m;

4.3.2. Equipas: cada equipa é constituída por 5 jogadores (3 a jogar e 2 suplentes)*;

4.3.3. Juízes: o jogo será dirigido por um árbitro, que apelará ao fair-play e zelará pelo cumprimento das regras, e de um oficial de mesa que fica responsável pelo cronómetro e marcador;

4.3.4. Início de jogo: moeda ao ar para determinar qual a equipa que tem a primeira posse de bola ou prolongamento. O jogo não se pode iniciar se alguma equipa não tenha 3 jogadores;

4.3.5. Pontuação: um lançamento concretizado dentro do "arco" vale 1 ponto, atrás do "arco" vale 2 pontos e lance-livre vale 1 ponto;

4.3.6. Duração e Vencedor do jogo: um jogo tem a duração de 10 minutos. A primeira equipa a marcar 21 pontos ou mais vence o jogo, no caso de ocorrer antes do tempo regulamentar. Se no final do tempo regulamentar as equipas estiverem empatadas, haverá um prolongamento. A primeira equipa a marcar 2 pontos no prolongamento é a vencedora do jogo;

4.3.7. Faltas e Lances Livres: Quando uma falta é cometida em acto de lançamento a equipa adversária beneficia de lances-livres:
Se lançamento de campo concretizado, tem 1 lance livre adicional
Se lançamento dentro do arco, tem 1 lance livre
Se lançamento fora do arco, tem direto a 2 lances livres.
Quando uma equipa tenha cometido 7 faltas o adversário tem sempre direito a 2 lances livres. Quando uma equipa tenha cometido 10 faltas o adversário tem sempre direito a 2 lances livres e posse de bola. As faltas ofensivas não são penalizadas com lances livres;

4.3.8. Dinâmica do jogo: Após lançamento de campo ou lance livre concretizado um jogador da equipa adversária tem de trazer a bola para fora do arco através de passe ou drible. Após lançamento de campo ou lance-livre não concretizado se um jogador da equipa defensora ganhar o ressalto tem de trazer a bola para fora do arco através de drible ou passe, se for um jogador da equipa atacante que ganha o ressalto pode continuar a lançar sem ter de trazer a bola para fora do arco. Quando há infrações ou bola sai fora do campo o jogo recomeça com check-ball, ie uma troca de bola entre jogador defensor e atacante fora do arco. Numa situação de bola presa, o jogo recomeça com check-ball para a equipa que estava a defender;

4.3.9. Substituições: Ambas as equipas podem pedir substituições antes dos lances livres ou situação de check-ball

4.3.10. Descontos de tempo: Não há descontos de tempo

4.4. As equipas não poderão ser mistas;

4.5. Cada jogador só poderá participar no torneio em representação de uma equipa;

4.6. O presente regulamento é válido para a competição masculina e feminina.

5. Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 1 de junho, através do preenchimento do formulário de inscrição, no site oficial do evento, ou no local, até completar o número máximo de participantes nesta atividade.

6. Prémios

 

1º prémio

Cada elemento da equipa vencedora receberá:

  • Medalha de 1º lugar
  • T-shirt de Vencedor
  • Cartão de compra na Rádio Popular, no valor de 100 euros.

2º prémio

Cada elemento da equipa vencedora receberá:

  • Medalha de 2º lugar
  • Cartão de compra na Rádio Popular, no valor de 50 euros.

3º prémio

Cada elemento da equipa vencedora receberá:

  • Medalha de 3º lugar
  • Cartão de compra na Rádio Popular, no valor de 25 euros.

A inscrição no RCP agora é mais fácil,
cómoda, rápida e segura. Sem papéis, nem filas!

1
2
E-mail

Irás receber no email um link para acederes à tua área reservada

3
Torneios

Aqui poderás escolher os torneios em que irás participar e consultar todas as informações sobre o evento

4
Gerir

Aqui podes gerir a tua inscrição e dos teus familiares

5
Passaporte Digital

Nesta área encontrarás o QR Code que te permitirá entrar no recinto do Record Challenge Park e registar todas as tuas participações - atividades, resultados, recordes e prémios.

No dia do evento, apenas terás de trazer contigo o telemóvel. E não precisas de te preocupar com acesso à internet. Por todo o recinto é disponibilizado acesso gratuito por wi-fi.